150 ANOS DE SANTOS DUMONT

DECEA homenageia 150 anos de Santos Dumont com exposição e solenidade

Eventos fazem parte das comemorações em homenagem aos Sesquicentenário do Pai da Aviação
Publicada em: 24/07/2023 14:24
| Atualizada em: 24/07/2023 14:24
Imprimir
Fonte: DECEA, por Denise Fontes e Tenente Fernanda
Edição: Agência Força Aérea

Em comemoração aos 150 Anos de Nascimento do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Prefeitura de Petrópolis inauguraram, no dia 22/07, a Exposição do Controle do Espaço Aéreo no Museu da Casa Santos Dumont, em Petrópolis (RJ). O evento teve a participação da Esquadrilha da Fumaça, com o sobrevoo de aeronaves que encantaram o público, além de apresentação das Bandas de Música da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) e do 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, e contou com a presença do Vice-Diretor do Departamento, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, e demais Oficiais-Generais do DECEA, entre outras autoridades militares e civis.

O Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou a importância da exposição. “São vários legados que o Pai da Aviação nos deixou e estou honrado por contribuirmos para o registro dessa data tão importante, ajudando a manter um dos maiores tesouros históricos do nosso país. Parabéns pela iniciativa e pelo esforço da Prefeitura de Petrópolis, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto, por manter esse legado que Santos Dumont deixou para o país”, pontuou o Oficial-General.

A mostra reúne vídeos explicativos, mapas interativos, painéis de fotos e miniaturas das aeronaves do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), como a EC-47, que foi o primeiro avião-laboratório, e o atual e mais moderno Legacy 500.

Entre os objetos expostos, podem ser vistas maquetes que representam o passado e o futuro, como a Primeira Torre de Controle do Brasil e a Primeira Torre de Controle Remota da América Latina. A exposição dispõe ainda de painéis com imagens que retratam a vida e as obras de Santos Dumont.

O Prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, destacou sua alegria por participar do evento. “Nós estamos comemorando 150 anos desse homem que mudou a história da humanidade. É uma grande felicidade contar com a Força Aérea Brasileira para promover esse evento, pois acredito que Santos Dumont precisa ser reverenciado pelas futuras gerações, homenageado por todos e eternizado na memória dos brasileiros”, afirmou.

Os visitantes poderão ainda conhecer a atuação da FAB em Petrópolis, por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO), responsável por manter equipamentos operacionais imprescindíveis ao tráfego aéreo na região Sudeste.

Solenidade Militar

No dia 21/07, Alberto Santos Dumont foi mais uma vez exaltado, em solenidade realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. A cerimônia também foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

“Falar de Santos Dumont é uma alegria. É o nosso herói, alguém que realizou tantos feitos em prol da humanidade. Esse desenvolvimento da aviação uniu povos, uniu países e salvou pessoas. Que fique essa mensagem do Pai da Aviação, de inovar, de persistir, de querer fazer algo melhor e bem feito sempre”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

No pátio da Base Aérea, os aviões da FAB, como C-99, KC-30 e C-130, dividiram espaço com o passado: uma réplica da aeronave Demoiselle, criação de Santos Dumont, que voou pela primeira vez em 1907. No ar, aviões de transporte e de caça chamaram a atenção dos convidados.

O Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva, falou sobre a representatividade da celebração. “Comemorar o aniversário de Santos Dumont aqui tem um simbolismo muito grande, por ser a maior Base da Aviação de Transporte e ser representada por suas aeronaves, que cumprem missões, que trazem resultados diretos, não só para a FAB, mas para toda a sociedade brasileira todos os dias”, afirmou o Comandante.

Durante a cerimônia, foram entregues 150 Medalhas Mérito Santos Dumont, concedidas a militares da FAB, que se destacaram no exercício de suas funções, a militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras ou a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

Assista aqui ao vídeo do evento da exposição.

Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fabio Maciel

 

imagens/original/45938/20.jpg
imagens/original/45938/25.jpg
imagens/original/45938/5.jpg
imagens/original/45938/Autoridades_militares_e_civis(1).jpg
imagens/original/45938/D.jpg